Total de visitas: 81421
Leitura Musical
Leitura Musical
Pauta
Usamos a Pauta ou Pentagrama para escrever música:
As notas musicais podem ser escritas tanto nas linhas como nos espaços da pauta e assim podemos saber qual nota está sendo representada. As linhas devem ser contadas de baixo pra cima e o primeiro espaço encontra-se entre a primeira e segunda linhas.
CLAVES
Clave é um sinal colocado no início da pauta e dá nome à nota que está na mesma linha dela.
É importante observar o tipo de clave para poder ler as notas.
Há vários tipos, porém as mais comuns são a Clave de Sol que é usada por instrumentos de alto alcance sonoro como o violino, flauta, trompete e clarinete.
E a Clave de Fá que é usada por instrumentos de baixo alcance sonoro como o baixo e violoncelo.
NOTAS
Antes de saber como se escreve as notas na pauta, vamos ver a ordem e seus nomes. Nosso sistema de música tem 7 notas. A ordem é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Ou em cifras respectivamente C, D, E, F, G, A, e B. Correspondem às teclas brancas (naturais) do piano:
A maior distância entre duas notas é chamada de Tom e sua metade de meio tom ou semitom.
(Fonte: "Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo" de Belmira Cardoso e Mário Mascarenhas)
Consta que foi Guido D'Arezzo, célebre músico do século XI, quem deu nomes aos sons musicais aproveitando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino a São João Batista:
Utqueant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Sancte Ioannes
Tradução: Purificai bem-aventurado João, os nossos lábios polutos, para podermos cantar dignamente as maravilhas que o Senhor realizou em Ti. Dos altos céus vem um mensageiro a anunciar a teu Pai, que serias um varão insigne e a glória que terias.
Como a sílaba Ut era difícil de ser cantada, foi substituída por Dó. O Si foi formado da primeira letra de Sancte e da primeira de Ioannes.
Um coral de meninos daquela época costumava, antes de suas exibições em público, cantar este hino, pedindo com fé a São João Batista que protegesse suas cordas vocais.
CLAVE DE SOL
No exemplo abaixo, podemos ver as notas representadas por cada uma das linhas e espaços da pauta com a Clave de Sol. A primeira linha corresponde à nota Mi (E) e o primeiro espaço à nota Fá (F). Em outras palavras, as notas na pauta (linha-espaço-linha...) seguem a ordem natural (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si). Pode-se também escrever sob a
primeira linha e acima da quinta.
LINHAS SUPLEMENTARES
Além dos espaços e linhas da pauta, podemos também adicionar linhas extras chamadas Linhas Suplementares Superiores ou Inferiores para poder escrever notas mais agudas ou graves.
A nota Dó (C) na primeira linha suplementar inferior, corresponde ao Dó Central de um piano que localiza-se próximo à fechadura da tampa do instrumento.
CLAVE DE FÁ
No exemplo, as notas estão representadas por cada uma das linhas e espaços da pauta com a Clave de Fá, incluindo linhas suplementares.
A nota Dó (C) na primeira linha suplementar superior, corresponde ao Dó Central de um piano que localiza-se próximo à fechadura da tampa do instrumento.
MEMORIZANDO NOTAS
Para se ler música é essencial reconhecer cada nota rapidamente, objetivo que é alcançado com muita paciência e estudo ao longo do tempo.
Contudo, de início, é curioso e interessante memorizar as notas através de frases e palavras.
Na Clave de Sol
Por Notas: nas linhas >>> Minhoca no Sol Silvestre
Reencontrou a Fada
Por Notas: nos espaços >>> Fala Do Miguel
Por Cifras: nas linhas >>> Eu Gosto de Batata Doce e Feijão
Por Cifras: nos espaços >>> FACE (rosto)
Na Clave de Fá
Por Notas: nas linhas >>> O Sol Silencioso Realçou a Fantástica Lagoa
Por Notas: nos espaços >>> Labirinto Do Misterioso Sol
Por Cifras: nas linhas >>> Gosto de Batata Doce, Feijão e Arroz
Por Cifras: nos espaços >>> Alface, Cenoura, Ervilha e Gengibre
CLAVE DE SOL E FÁ
Para que se possa alcançar as notas dentro da extensão de um piano, usa-se "a dupla" de pautas com a Clave de Sol e Clave de Fá como padrão (representando mão direita e esquerda respectivamente). Mas pode ocorrer mudanças das claves durante determinado trecho musical, por exemplo, na pauta de cima ser clave de fá e na de baixo a de sol ou as duas terem a mesma clave.
Na figura abaixo, vemos que o Dó (C) mais agudo da clave de fá é o mesmo que o primeiro Dó mais grave da clave de sol.
AS FIGURAS MUSICAIS E SEUS VALORES
As Figuras Musicais ou Figuras Positivas nos permite especificar a duração do som.
Dos tipos de figuras musicais, a breve (vale o dobro da semibreve) e a quartifusa (vale metade da semifusa e tem um colchete a mais) são encontradas em músicas muito antigas, porém já não são mais usadas atualmente.
O valor depende de qual Compasso é uma determinada música. Mas tomando como base a semibreve, temos os seguintes números. Exemplo: 1 semibreve = 2 mínimas = 4 semínimas...etc
Conforme você pode observar, cada duração da nota é o dobro da nota seguinte e metade da anterior. Por exemplo, neste fragmento podemos ouvir a combinação de valores distintos, o som mais alto é formado por 4 semínimas e o som mais baixo por 2 mínimas. Assim sendo, ouvimos duas semínimas para cada mínima.
OBS: Quando escrevemos colcheias, semicolcheias, fusas e semifusas, costuma-se agrupá-las usando-se linhas (proporcionais aos colchetes da nota) para facilitar a leitura. Exemplos:
E as notas que forem escritas...
1) até o segundo espaço, as hastes devem ser pra cima
2) na terceira linha, no caso o Si, a haste pode pra baixo ou cima
3) do terceiro espaço pra cima, as hastes devem ser pra baixo
4) mistas (por exemplo, uma abaixo da terceira linha e outra acima) pode-se colocar a linha (unindo os colchetes) pra baixo ou cima.
Para cima, a haste tem que ser do lado direito. E pra baixo, a haste deve estar no lado esquerdo:
ADICIONANDO UM PONTO AO LADO DA NOTA
Adicionando um ponto ao lado da nota, aumentamos em metade o seu valor:
Um segundo ponto aumentará em metade o valor do primeiro ponto, e assim por diante.
LIGADURA
Podemos ligar notas adicionando uma linha curva que recebe o nome de Ligadura, que indica que não deve haver interrupção. No exemplo abaixo, vemos dois Compassos iguais, diferenciando apenas a forma escrita.
Existe Ligadura de:
1) Valor: união de notas de mesmo valor e altura (dentro de um mesmo compasso)
2) Portamento: ligação de notas de alturas diferentes (dentro de um mesmo compasso)
3) Frase: notas de diferentes compassos ligadas.
COMPASSO
O compasso é indicado por dois números e se repete ao longo do trecho musical, separado por Linhas Divisórias respeitando o tempo da música.
O numerador mostra a quantidade de tempos, três no caso acima. E o denominador indica a nota que valerá um (unidade de tempo).
Então, significa que o compasso tem 3 tempos e que a semínima é sua unidade de tempo. O compasso 4/4 pode ser representado por .
COMPASSO SIMPLES E COMPASSO COMPOSTO
Para ser um Compasso Simples, o numerador deve ser igual à 2, 3, 4, 5 ou 7. E estes números já indicam a pulsação: 2 (binária), 3 (ternária)...5 e 7 são os menos comuns e nesses casos, contamos os tempos usando duas pulsações: 5 (ternária e binária) e 7 (quaternária e ternária)
No caso do Compasso Composto, o numerador tem que ser 6, 9 ou 12. E para saber a pulsação, divide-se o compasso pela fórmula fixa 3/2, por exemplo: 6/8 : 3/2 = 2/4 (portanto, pulsação binária)
Abaixo, está o gráfico demonstrativo do movimento da mão quando se está lendo uma música:
(F = Forte, fr = fraco, mf = meio forte)
Intensidades
Binário ( 1 - F, 2 - f )
Ternário ( 1 - F, 2 - f, 3 - f )
Quaternário ( 1 - F, 2 - f, 3 - mf, 4 - f )
A unidade de compasso representa uma ou duas notas que preenchem um compasso.
LINHAS DIVISÓRIAS
Para tornar a leitura mais fácil e ordenada, separamos os compassos com linhas verticais que recebem o nome de Linhas Divisórias.
Neste exemplo, temos compasso binário em que a unidade de tempo é a semínima e a unidade de compasso, a mínima.
Quando há dois pontos e uma linha fina seguida de uma segunha linha grossa, chama-se Retorno (ou Ritornello) que indica volta ao trecho também com o mesmo sinal (porém com os pontos à direita) e sua repetição. O mesmo sinal sem os pontos, é colocado ao final de uma música, indicando seu término.
É muito comum uma música ter o sinal de retorno e então há a repetição antes de se tocar o próximo trecho. Contudo, quando se quer simplesmente separar os trechos (duas partes que não tem nada a ver uma com a outra, indicadas geralmente por A, B, C...etc), usa-se duas linhas finas que recebem o nome de divisão de período.
PAUSAS OU FIGURAS NEGATIVAS
Cada figura musical tem seu respectivo símbolo que representa silêncio, são chamadas Pausas ou Figuras Negativas e tem o mesmo tempo que a nota.
ACIDENTES
As notas podem ser alteradas através de Acidentes.
O acidente ocorrente aparece em um determinado compasso e somente irá alterar a nota dentro do mesmo compasso. Este exemplo mostra a nota sol com o símbolo de sustenido, então o sol deve ser tocado meio tom acima e indica que a outra nota sol também. Se caso o segundo sol é que estivesse indicado que é sustenido, então somente esse seria alterado e o primeiro seria natural.
Se estiver junto à clave, isso indica que é um acidente fixo, ou seja, a nota será alterada durante todo o trecho musical. No caso abaixo, todos as notas fá e dó ao longo do trecho musical, serão tocadas meio tom acima, exceto quando há o símbolo de bequadro que indica que a nota volta ao seu estado natural. O exemplo também mostra que na música podem haver acidentes fixos e ocorrentes juntos.
Os acidentes fixos também são chamados de Armadura de Clave, e seguem uma ordem:
Os sustenidos: (Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si)
E a dos bemóis, é o inverso: (Si, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá)
CLAVE DE DÓ
A Clave de Dó é comumente usada pela viola, e o dó principal é indicado pelo "meio" da clave. Neste exemplo, é o que se localiza na terceira linha.
TRINADO
Trinado (ou Trilo) indica a execução alternada da nota (com o símbolo) com sua superior. Rápida ou lenta, a execução deve ser igual e corresponder ao valor da figura, respeitando o compasso.
QUIÁLTERAS
Chamamos de Quiálteras os grupos de figuras que modificam os valores padrões. No caso das trêsquiálteras, há 3 figuras substituindo 2 da mesma espécie e das seisquiálteras, 6 substituindo 4 da mesma espécie. O grupo mais comum é a tercina, que tem 3 colcheias.
Por exemplo, em um compasso binário, poderíamos colocar um grupo de 3 semínimas ou 1 tercina e mais 2 colcheias ou uma quiáltera de 6 semicolcheias e mais 4 semicolcheias.
Veja abaixo amostras de como um mesmo grupo pode ser escrito:
SÍNCOPE E CONTRATEMPO
Ambos Síncope e Contratempo significam deslocamento de um tempo forte para um tempo fraco do compasso.
A diferença é que o contratempo é precedido e intercalado de pausas.
E na síncope (que pode ser regular ou irregular), não. O tempo forte é transferido para a nota no segundo tempo (e prolongada para o terceiro tempo se for o caso, conforme mostra o exemplo abaixo), pois no padrão, o segundo tempo é fraco.
NOTAS ARPEJADAS
As notas arpejadas são indicadas com um sinal de ondas na vertical e devem ser tocadas rápida e simultaneamente, como se fossem dominós caindo. Abaixo, temos um exemplo de arpejo do final da peça n01 do livro "Invenção à Duas Vozes" de J.S. Bach.
ORNAMENTOS
Os ornamentos dão um ar de graça e beleza à música e são representados por pequenas figuras. Observe na tabela como são escritos e como devem ser executados:
FERMATA E SINAL DE OITAVA
A fermata ou coroa, é um sinal (escrito com um ponto e um arco em cima ou embaixo) que indica prolongamento (interderminado) do som, à vontade.
E o Sinal de Oitava (8 ou 8va) indica que o determinado trecho, que estiver tracejado, deve ser tocado uma oitava acima ou abaixo (conforme for indicado) do que está escrito.