MUSICALIZAÇÃO

MUSICALIZAÇÃO

* O projeto



O projeto de Extensão Universitária Musicalização Infantil vem sendo desenvolvido desde a década de 60 para crianças de 5 e 6 anos. No entanto, desde 2006, este quadro foi ampliado para crianças de 0 a 6 anos.

- Com duração de 45 minutos, até completar 3 anos de idade, as crianças fazem aula acompanhadas por um adulto responsável;

- Com duração de uma hora, as crianças de 3 anos completos até completar 4 anos já começam a mostrar maior independência, ficando sozinhos com a professora, porém com a participação do responsável nos últimos 15 minutos de aula;

- Os alunos de 4 anos completos até 6 anos permanecem sozinhos com o professor durante a aula toda, sendo esta com duração de uma hora e com uma aula pública durante o semestre, para que os responsáveis possam acompanhar o processo.

 

Importância do trabalho musical

 

Alguns estudos sugerem que as práticas musicais das crianças e dos adultos auxiliam tanto no desenvolvimento das habilidades perceptivo-musicais quanto no desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo, social, da atenção, da memória, sistemas de ordenação seqüencial e espacial, além de ajudar a fortalecer a relação afetiva entre as pessoas. Segundo estudiosos da área, experiências sonoras podem auxiliar o desenvolvimento da fala e do canto. Alguns estudos sobre aquisição da linguagem revelam que brincadeiras, como parlendas, por exemplo, quando os pais interagem com a criança no colo num movimento de ir e vir, podem desempenhar funções que vão muito além do afeto e do mimo, sendo que o ritmo e o jogo corporal destacam as palavras, identificam unidades melódicas e enfatizam alguns fragmentos por meio da rima e da repetição.

 

Objetivos das aulas

 

- Transmitir o conhecimento musical através do canto, movimento, criação, improvisação e execução musical para crianças da comunidade e suas famílias;

- Desenvolver a percepção musical das crianças;

- Estimular as competências e habilidades citadas acima através de atividades musicais;

- Proporcionar aos pais elementos que podem ser trabalhados facilmente em casa, com o intuito de reforçar os conteúdos aprendidos em aula e propiciar um elemento a mais na relação entre pais e filhos;

- Desenvolver habilidades pedagógicas dos alunos do curso de licenciatura através de experiências práticas e reais.

 

Organização das aulas

 

Sempre que possível, as aulas seguem um roteiro padrão e são marcadas por uma canção inicial e uma canção de despedida. Nas aulas com acompanhantes, além de atividades direcionadas, as aulas contêm alguns momentos livres, para que os pais possam brincar e interagir com seus filhos, além de socializá-los. Ao final há um momento de relaxamento.Todos os participantes assistem às aulas sentados em colchonetes, dispostos em roda.

 

 

Materiais utilizado

Os materiais utilizados pelas crianças são basicamente instrumentos de percussão, como caxixis, ovinhos de plástico, pandeirinhos, metalofones, maracas, entre outros, além de materiais alternativos, como bolas coloridas de vários tamanhos, bambolês, tecidos coloridos, baldes, bolinhas de sabão, etc. Além disso, utiliza-se aparelho de som e CDs, bonecos de pelúcia, fantoches e jogos musicais.

 

Repertório

 

O repertório utilizado nas aulas varia entre músicas que sugerem movimentos através de suas letras, cantigas de roda, canções de ninar, rimas, parlendas, brincos, cantigas folclóricas, bem como músicas instrumentais, obras de música erudita e de várias partes do mundo. As músicas são selecionadas de acordo com o objetivo de cada atividade e há uma preocupação muito grande em proporcionar uma apreciação musical de forma ativa.

 

Conceitos trabalhados

 

Em relação aos conceitos musicais, as crianças vivenciam elementos como: pulsação, andamento, intensidade, alturas, som, silêncio, timbre, forma musical, exploração de sons através da execução de instrumentos e do próprio corpo, além de apreciação. Todos estes conceitos são trabalhados de forma intuitiva e lúdica.

Em relação a outras habilidades, as crianças trabalham: socialização, respeito, psicomotricidade, regras, reconhecimentos das partes do corpo, coordenação motora, entre outras coisas.

 

Importância da continuidade do trabalho em casa

 

O trabalho de musicalização para bebês visa uma continuidade no âmbito familiar. Se isso for realizado com sucesso, é quase certo que os conceitos trabalhados serão enfatizados e melhor aprendidos pelas crianças, além do que, a música poderá se tornar um forte elemento na relação entre pais e filhos.